quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Zeferino Rodrigues de Rezende

Foi o primeiro filho do casal Elias Rodrigues Martins e Maria Magdalena de Jesus, nasceu aos 25 de agosto de 1882, na Fazenda Marimbondo. Após se casar, também residiu na Fazenda do Salto e no Córrego Liso. Seu primeiro casamento se deu a 29 de junho de 1912 com Virgilina Maria de Jesus, sua parenta, filha de Joaquim Carrijo de Machado e Maria Rosa de Jesus. Em segundas núpcias, ocorrida em 06 de setembro de 1913, casou-se com Etelvina Alves Rodrigues, filha de Joaquim Ferreira Carrijo e Anna Martins da Conceição. Faleceu em 1942, sendo enterrado no Cemitério São Pedro. 


Zeferino, Maria (sua esposa) e Luiza (sua filha) em 1921.



 Deixou do 1º casamento:
 - Maria Madalena de Jesus


Casamento de Maria Madalena e José Martins em 1930, na foto ainda estão Zeferino (a esquerda) e os filhos Clarindo e Luiza (embaixo).



Do 2º casamento:
 - Clarindo Rodrigues de Rezende
 - Joaquim Rezende
- Luiza Alves Martins

Fac-símile do Batistério:  

No mesmo dia ut supra ao innocente Zeferino nascido a 25 de agosto passado, filho legítimo de Elias Rodrigues Martins e Maria Magdalena de Jesus, PP Francisco José da Silva e Anna Maria de Rezende. (3 sep 1882)

Fac-símile da certidões matrimomiais:

Nº 1: Aos vinte e seis dias do mes de junho de novecentos e nove, nesta Matriz perante mim e diante das testemunhas Joaquim Gomes e Joaquim Carrijo de Lima, corridos os prazos, e dispensados do impedimento de consaguinidade em terceiro grau, atingente ao segundo da linha collateral, receberam-se em matrimonio Zeferino Rodrigues de Rezende e Virgilina Maria de Jesus. Elle solteiro, com vinte e cinco annos de idade, filho legítimo de  Elias Rodrigues Martins e Maria Magdalena de Jesus. Ella também solteira com deseseis annos de idade filha legítima de Joaquim Carrijo Machado e Maria Rosa de Jesus. Ambos, nascidos e baptizados e residentes nesta freguesia, os quaes nubentes receberam-se em matrimonio por palavras de presente, e logo lhes dei as bençãos fora da missa por Indulto Apostólico. E para que em todo tempo conste passei o seguinte que assigno. O Vigário Padre André Aguirre
  
Nº 2: Aos seis de setembro de mil novecentos e treze,  observadas as formalidades do estylo e as Constituições Diocesanas, em minha presença e das testemunhas José Gomes Martins Rodrigues e Joaquim Lourenço Ferreira, receberam-se mutualmente em matrimonio Zeferino Rodrigues de Rezende e Etelvina Alves Rodrigues, elle com trinta e um annos de idade,  filho legítimo de  Elias Rodrigues Martins e viúvo por fallecimento de sua mulher Virgilina Maria de Jesus e ella com dezenove annos de idade, filha de Joaquim Ferreira Carrijo e de Anna Martins da Conceição. Previamente dispensados pelo Exmo. Diocesano do impedimento de consaguinidade no terceiro grao egual e de affinidade lícita também no 3º grau egual. O Vigº. Conº. Pedro Pezzuti

Fontes: Arquivo Eclesiástico de Uberlândia, Acervo Onofre Rezende 
Realização: Daniel Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário