quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Manoel Rodrigues de Rezende: Iniciando a nona década


O dia de ontem (07 de novembro) foi motivo de alegria para nossa família em Anápolis, o meu tio-bisavô Manoel Rodrigues de Rezende (tio Nenê) completou 91 anos de idade com muita saúde e lucidez, batendo o record do nosso ramo familiar. Passou a minha bisavó Maria Ferreira de Rezende que até então, tinha vivido mais (90 anos e 6 meses). Manoel (Tio Nenê) nasceu na Fazenda Fundão em Araguari aos 07 de novembro de 1921, depois morou por muitos anos em frente a Estação Stevenson da Cia. Mogiana em Araguari. Em março de 1941 juntamente com seus pais Onofre Rodrigues de Rezende e Virgilina Maria de Rezende mudou-se para Anápolis.
Por seus pais serem primos de 1º grau, suas avós (paterna e materna) eram irmãs, sendo elas Maria Magdalena de Jesus (1860-1922) e Mariana Luciana de Rezende (1858-1918).  Ambas, filhas do espanhol Antônio Joaquim Paniago e da mineira Anna Maria de Rezende, ou seja, Tio Nenê era bisneto do espanhol Paniago por duas vezes. E que eu saiba, é a pessoa mais idosa descendente de Antônio Joaquim Paniago que está vivo. Suas características físicas não negam os traços dos Paniago antigos, pele clara e olhos azuis.
Pela parte de seu avô paterno Elias Rodrigues Martins, era bisneto de Francisco Martins Carrejo e Delfina Alves Rodrigues, e consequentemente trineto de Felisberto Alves Carrejo (1795-1872) - considerado o fundador de Uberlândia - e Luiza Alves Martins. Ou seja, sua origem está mais que ligada às famílias pioneiras de Uberlândia. 


Manoel Rodrigues de Rezende em seus 91 anos

 Obs.: Este foi o último aniversário comemorado por Manoel, o qual veio a falecer em 03 de setembro de 2013, estando a caminho dos 92 anos. Deixou esposa, filhos, netos e bisnetos.



 Daniel Rezende - © 2012 - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário