sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Presépios visitados: Mosteiro da Santa Cruz em Anápolis

O Mosteiro da Santa Cruz é pertencente à Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz (ORC), está foi restaurada em 1979 através do movimento Opus Angelorum. Em 1983, o bispo de Anápolis-GO, Dom Manoel Pestana Filho faz um pedido a ordem para que ajude na formação dos seminaristas. A Santa Sé através do papa João Paulo II autoriza que a ordem envie seus padres para Anápolis, sendo o mosteiro fundado logo em seguida. Sendo assim, foi restaurado o antigo Collegium Sapientiae de Coimbra, passando a se chamar Institutum Sapientiae e com sede em Anápolis, tendo reconhecimento acadêmico concedido pela Santa Sé.  Em quase três décadas de existência, centena de padres fizeram seus estudos lá, com destaque para Dom Athanasius Schneider (autor do livro Dominus Est) que foi sagrado bispo, e que pastoreia no distante Cazaquistão.

Igreja do Mosteiro de Santa Cruz em Anápolis - GO




           No belíssimo presépio feito na Igreja do mosteiro, uma das coisas que mais chamaram a atenção foi o céu estrelado, que forma a mesma constelação que aparece no manto de Nossa Senhora de Guadalupe, sendo gravadas no referido manto no dia da aparição ao índio Juan Diego. Também se destacou o estábulo, que lembra uma típica cabana da Alemanha.




Um menino admirando o presépio.

Nasceu para nós, o Salvador que é Cristo Jesus.


No grande órgão, canções natalinas ecoavam pela Igreja.




                          Daniel Rezende - © 2012 - Todos os direitos reservados

2 comentários:

  1. Wish you a good day and full of joy...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Sou formado em música clássica para órgão e gostaria de ver a possibilidade de conhecer o instrumento do local; também componho música clássica para órgão e tenho experiência tanto de tocar em apresentações como na liturgia no exterior.

    ResponderExcluir