terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Presépios visitados: Catedral do Senhor Bom Jesus - Anápolis - GO

A Igreja Bom Jesus tem início com a devoção ao Senhor Bom Jesus da Lapa pela baiana Maria Teresa de Jesus, mais conhecida como dona Terezona, que era  lavadeira de roupas. Ela encomendou de Bom Jesus da Lapa na  Bahia uma estampa do Senhor Bom Jesus. Sua casa ficava na Rua 7 de Setembro (antiga Rua Nova), era lá que ela realizava as novenas, ano após ano o movimento dos fiéis foi aumentando, ganhando dimensão de uma romaria. Em 1913, o pároco da Igreja Sant'Ana, o espanhol Henrique Oliver Isquierdo encampou a festa e a organizou através de uma comissão composta  por vários paroquianos, entre eles como presidente, o professor e farmacêutico Faustino Plácido do Nascimento, que também era baiano.
Igreja Bom Jesus na déc. de 1940 (Fonte: Museu Histórico de Anápolis)
Nos dias atuais. (Fonte Google)


Sendo assim, logo de início a comissão começou a trabalhar para a construção de uma capela, tendo início em 1914 a capela foi concluída em 1916. O lugar escolhido foi o Largo Novo, depois chamado de Largo do Bom Jesus, Praça da Bandeira e por fim Praça Bom Jesus. Com o aumento dos fiéis, outra igreja começou a ser construída. Já em 1935, foi elevada a condição de paróquia, tendo como primeiro pároco o cônego João Olímpio Pitaluga. Levou-se muitos decênios para que a igreja tivesse sua construção concluída. Em 1966, com a criação da diocese de Anápolis, a igreja passa a ser a Catedral do Senhor Bom Jesus, perdurando até os dias atuais.  O pároco atual é o padre Osvaldo João de Souza, e tendo também como vigário o padre Thiago Henrique Monteiro.


Enfim, o presépio:









REFERÊNCIAS:

FERREIRA, Haidée Jayme. Anápolis Sua Vida, Seu Povo. Brasília: Editora do Senado, 1981.


                             Daniel Rezende - © 2012 - Todos os direitos reservados

Um comentário:

  1. Salve Maria
    Quero convida você meu irmão a participar do blog
    Soldados católicos foi fundando com o objetivos de reuni todos os sites e blog católico em um lugar só em categorias. E procura sites e blogs católicos bons que não são conhecidos.
    Se você se escreve as sua postagem sera divulgada por Email e pelo o Facebook e muitas pessoas poderão se interessa em ver o seu blog e assim a evangelização que já acontese seria mas divulgada esse é o objetivo do blog soldados católicos se tive interessado esconha uma categoria para o seu blog e envie um email ou um cometário esse é o link do blog.


    http://ossoldadoscatolicos.blogspot.com/

    e-mail para contato: soldadoscatolicos2@hotmail.com

    PAZ E BEM

    ResponderExcluir