sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Maria Magdalena de Jesus


Nesse mês de janeiro, especificamente no dia 24 fez-se 89 anos de falecimento de nossa matriarca, nascida no então, Arraial de São Pedro de Uberabinha, hoje Uberlândia - MG. Nasceu em 1860, sendo filha de Antônio Joaquim Paniago (imigrante espanhol) e de Anna Maria de Rezende. (Sua mãe pertencia às famílias da região, os Pereira e os Rezende).  Era de estatura mediana, pele clara, olhos azuis e um sotaque arraigado, principalmente em palavras como carro, arroz, arrumar. A pronúncia sempre saía assim: caro, aroz, arumar, etc. Também carregava forte e piedosa devoção católica. Em 3 de setembro de 1881, contraiu matrimônio com Elias Rodrigues Martins, nascido em 21 de setembro de 1859. Era filho de Francisco Martins Carrejo e Delfina Alves Rodrigues, sendo neto paterno de Felisberto Alves Carrejo (1795-1872) e Luiza Alves Martins (1797-1882). Depois de casada, sempre residiu na Fazenda Marimbondo e deixou 8 filhos, que foram donos de uma enorme descendência. Com exceção de Luiza de Jesus, pois faleceu na infância.

F1 – Zeferino Rodrigues de Rezende (n. 1882), C.c. Virgilina Maria de Jesus, enviuvando-se contraiu matrimônio com Etelvina Alves Rodrigues;
F2 – Onofre Rodrigues de Rezende (n. 1884), C.c. com Virgilina Maria de Rezende;
F3 – Luiza de Jesus (n. 1886), falecida na infância;
F4 – Victor Rodrigues de Rezende (n. 1888), C.c. com Virgilina Laudelina Martins;
F5 – Ozório Rodrigues Paniago (n. 1890), C.c. com Avelina Maria de Jesus;
F6 – Olímpio Rodrigues de Rezende (n. 1892), C.c. Maria Alves Rodrigues;
F7 – Laurinda Francisca de Jesus (n. 1896), C.c. Joaquim Caetano Peixoto;
F8 – Hilário Cândido Rodrigues (n. 1898), C.c. Jovita Gomes.
                
 Veio a falecer em 24 de janeiro de 1922, previamente tinha recebido os sacramentos pertinentes, pois, o pároco deixou registrado nos livros da Igreja. Foi sepultada no cemitério que existiu no Bairro Fundinho, próximo as casas de moradia do Exército em Uberlândia.


Fontes:
Acervo Onofre Rezende - Anápolis - Goiás

Daniel Rezende - © Todos os direitos reservados - 2011

3 comentários:

  1. Estou lhe presenteando com o Trofeu Blog Cristão 2011, pela excelencia do seu blog. Confira no meu blog http://jovensenamoros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O nome de Anna Maria de Rezende, consta no índice "Genealogia Mineira de Arthur Rezende"(1945), organizada por Arthur Vieira de Rezende,à página 28. O índice foi publicado no "Índices Genealógicos Brasileiros" - Volume 5. No Arquivo Público Mineiro, possui o livro "Genealogia Mineira" completo para pesquisa. 5 volumes. Os olhos azuis, reforça a possibilidade de Anna ser descendente de Helena Maria de Jesus Rezende, a terceira Ilhoa.Uma vez que Helena nasceu na Ilha de Açores, que no passado foi invadida pelos escandinavos, que eram loiros e de olhos azuis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcos, aqui no site do Arquivo Público Mineiro diz que o livro "Genealogia Mineira" está incompleto. Saberia me dizer se alguém já disponibilizou este conteúdo digitalizado na internet?

      Excluir