sábado, 5 de agosto de 2017

Arlindo Gomes Rodrigues - Uma biografia

Por Maria Inêz Rodrigues Mendes *

A
rlindo Gomes Rodrigues nasceu em Uberlândia, na região da Fazenda do Marimbondo, no dia 19 de abril de 1913. Era filho do fazendeiro Víctor Rodrigues de Rezende e de Virgilina Laudelina Martins (Vilica), sendo neto paterno de Elias Rodrigues Martins e Maria Magdalena de Jesus e materno de Antônio Gomes Martins e Anna das Dores Martins. Enfim, era também trisneto do fundador da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Felisberto Alves Carrejo (1795-1872).

Desde cedo, dedicou-se aos trabalhos na fazenda, auxiliando seu pai na ordenha do gado, no plantio de grãos e na lida em geral da roça. Estudou na escola da fazenda até a quarta série primária, ou seja, concluiu os primeiros anos do Ensino Fundamental. Possuía facilidades nos cálculos matemáticos e se destacava nas atividades que envolviam o raciocínio lógico-matemático. Foi cooperador salesiano do Colégio Dom Bosco, escrivão de leilão nas festas da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, atual Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia. Doou bancos para os sacerdotes colocarem na praça. 

 Virgilina e Victor, pais de Arlindo

Em 1936, casou-se com Zulmira Ferreira Gomes, sua prima - filha de Mudesto Ferreira de Rezende e Thereza Maria de Jesus - com a qual teve seu único filho, Armando Gomes Rodrigues. Após cinco anos ficou viúvo e casou-se pela segunda vez, em 1944, com Gerarda Ferreira do Couto (Nena), a qual criou e cuidou do seu filho, Armando, com muito amor e carinho. Não teve filhos, no segundo casamento.

Arlindo e Zulmira, sua 1ª esposa
Armando, filho de Arlindo
Na década de 1960, foi dono de um estabelecimento comercial de "secos & molhados". O “Armazém Brilhante” possuía uma enorme variedade de produtos, “tinha de tudo”! Duas coisas estavam sempre presentes: a balança no balcão da marca Filizola e as conchas nas sacas de cereais. Pesava-se o arroz, a farinha, o milho, o feijão e muitos outros itens (até o fumo). Eram vendidos a granel. Acondicionados em saquinhos de papel. 

Foi “engenheiro e arquiteto” da construção de um sobrado onde morou durante dez anos, em frente a Praça Nossa Senhora Aparecida, na avenida João Pinheiro. Hoje, no térreo, é a atual residência de seu filho, Armando Gomes Rodrigues. E no primeiro andar, encontra-se o Espaço Criativo, local de assessoria e consultoria pedagógica, administrado pela neta, Maria Inêz Rodrigues Mendes.

Banco com propaganda do Armazém de Arlindo

Apreciador e participante dos comícios do PSD (Partido Social Democrático): na época foi o maior partido da República Populista, que atingiu o maior número de votos e o maior vencedor das eleições presidenciais no período. Era composto pela classe média e representantes dos setores empresariais. Tinha uma grande bancada no governo e dele faziam parte Juscelino Kubitscheck.

Comício político do PSD

Arlindo ficou conhecido pela população uberlandense graças a seu trabalho como comerciante íntegro, honesto, justo, leal, inteligente e carismático. Era procurado pelos amigos como consultor de novos negócios. Trabalhava como voluntário nas obras da igreja, Arlindo era acostumado a ser procurado também pelos familiares para qualquer tipo de ajuda, seja financeira, aconselhamento, ou para mero acolhimento devido à sua reputação ética e moral. 

Na década de 1980, foi homenageado pelos políticos uberlandenses, que reconheceram seus prestimosos trabalhos, atribuindo seu nome a uma rua no Bairro Segismundo Pereira, em Uberlândia, Minas Gerais. Arlindo Gomes Rodrigues faleceu de infarto agudo do miocárdio, ou ataque cardíaco, no dia 23 de outubro de 1976, em casa, após chegar de um comício político. 


Maria Inêz é professora e consultora pedagógica em Uberlândia.


Daniel Rezende - © 2017 - Todos os direitos reservados                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário