sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estação Stevenson em Araguari


Estou acompanhando com muito entusiasmo e alegria a restauração da antiga Estação Ferroviária Stevenson em Araguari, mais precisamente na BR-050 entre Araguari e Uberlândia. Essa estação foi construída em 1927 e pertencia a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro.  As obras atrasaram um pouco, mas já estão em fase de conclusão e a antiga estação volta a ganhar uma nova vida, visto que estava abandonada há mais de 30 anos. Por sinal, está ficando muito bonita e gostaria de parabenizar a Prefeitura de Araguari que através de verbas do Governo Federal realiza essa restauração tão necessária.

O telegrafista da Stevenson, Sr. Damasceno e sua esposa Clarice Soares 

Promissória de empréstimo de meu bisavô Joaquim Rodrigues de Rezende



Minha família tem uma forte ligação com essa estação, pois junto a ela ficava o sítio de meus trisavós Onofre Rodrigues de Rezende (1884-1966) e Vergilina Maria de Rezende (1887-1951), ao lado da casa de residência ainda mantinham um pequeno armazém que ficava sempre cheio nos horários em que os trens paravam na referida estação. Além de servir para a população rural da região da Fazenda Fundão. Meu tio-bisavô Manoel Rodrigues de Rezende (hoje com 91 anos) trabalhou na estação, vez como ajudante de telegrafista, vez para amontoar lenha. O depósito de lenha da estação era também de propriedade de meu trisavô Onofre. 

Dessa estação partiram de mudança para Anápolis em março de 1941, que fez com que eles vendessem esse sítio. Das casas e do armazém, só sobrou à casa de meu tio-bisavô José Rodrigues de Rezende (1914-1967) e de sua esposa Izabel Rodrigues da Cunha, aliás, esta casa era mais nova e foi construída por ocasião do casamento deles. 

Estação Stevenson em 2009

Área da antiga plataforma.

A esquerda a estação Stevenson e a frente a casa do tio José Rodrigues de Rezende

Esta casa era dividida entre o chefe da estação e o telegrafista.

Em 2009, visitei a estação e a situação era precária.

Bela foto do amigo Glaucio de Araguari, se vê a velha paineira e a casa do tio José.

Como pode se ver, a situação era bastante crítica.

A estação sendo restaurada, foto do amigo Glaucio Henrique Chaves.

A estação vista da BR - 050


Texto: Daniel Alves Rezende 
Imagens: Daniel Alves Rezende e Glaucio Henrique Chaves




                                             Daniel Rezende - © 2012 - Todos os direitos reservados

Um comentário:

  1. Boa noite. Somente agora é que tive a oportunidade de encontrar este conceituado post. Apenas quero deixar aqui informação que tenho certeza, ser pertinente às lembranças. Também meu avô foi chefe desta estação STEVENSON e creio também ser em meados da década de 1940/50. Chamava-se CHRISTOVAM JOSE SEGALLA, e também era dentista na cidade de Araguari. Meu avô paterno faleceu ano passado e era proprietário de terras junto à ponte sobre o Rio Araguari (rio das velhas). Francisco de Paula Rocha. Estive nas cidades de Araguari e Uberlandia por quatro dias e num deles, fotografei a reformada STEVENSON. Corroboro com as felicitações do nobre DANIEL REZENDE sobre os cuidados do governo federal, em manter vivo, um dos patrimônios históricos do Brasil, que não pode ser esquecido, nem arruinado, vez que tantos que por ali passaram em fortalecer o nosso país, já não estão conosco. Parabéns pela iniciativa em divulgar um pouco de NOSSA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir