sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O brasão dos Paniago e a sua origem


De acordo com o Centro de Estudios Heraldicos da Espanha, o sobrenome Paniagua é de origem castelhana, mas precisamente do antigo reino de Leão.  Estabelece-se pela varonia da casa de Don Nuño Fernández Paniagua, que aponta tendo uma origem curiosa. Os ancentrais de do Don Nuño eram cavaleiros chegados do rei, que os cobria com favores, os outros nobres acabaram por chamá-los de “paniaguados”, seria o mesmo que chamá-los de lacaios. Ou seja, o termo foi designado naquela época como “favoritos” dos príncipes e reis. Eles estivereram presentes na conquista da Plasência, onde tomaram lugar, levando os seus descendentes a extender-se por toda a região da Extremadura.

O brasão é formado por um escudo azul ou dourado, tendo um javali ao pé do tronco e na parte superior a presença de uma flor-de-liz.  Por último uma faixa vermelha na diagonal. O significado do sobrenome está ligado as palavras pão e água, que no castelhano eram pan y agua, no Brasil sofreu um aportuguesamento, tornando-se Paniago. Não sabemos se isso se deu, na chegada do porto, ou por sacristãos e padres que faziam os registros paroquiais. E porteriormente pelo registro civil adotado pela República.
 Em documentos antigos de familiares, podemos encontrar o mesmo indivíduo assinando Paniagua e depois Paniago, cito Bento José Paniago (*1855 +1912) que na certidão de casamento datada de 1893, registrada em Jataí-GO aparece assinando Bento José Paniagua, filho de Antonio Joaquim Paniagua e Anna Maria de Rezende. Em cadernetas de assentos familiares, encontramos por diversas vezes parentes assinando Paniagua. Miguel José Paniago nasceu em Rio Verde-GO, e depois mudou-se para Uberlândia, há vários documentos em que ele assina sob as duas formas.  Porém, o Paniago permaneceu e o Paniagua ficou esquecido, levando muitos integrantes da família por desconhecimento a dizer que éramos descendentes de italianos.
No entanto, uma pesquisa aprofundada mostrou que no italiano não há sobrenome Paniago, o que existe e chega mais perto é Paniagi. Sendo assim, algum imigrante italiano com esse sobrenome, pode ter sido traduzido para Paniago, ficando igual a nós. O certo é que a família Paniago (Paniagua) veio da Espanha e se estabeleceu no Triângulo Mineiro entre 1830 e 1840, precisamente na região circundada pelas cidades de Uberaba, Nova Ponte, Indianópolis, Uberlândia, Ituiutaba e Araguari. Por volta da década de 1880, integrantes da família começaram a sair da região rumo a Goiás e ao Mato Grosso, sobretudo se estabelecendo na rota da estrada salineira.  Tinham intuito de adquirir vastas terras e formar fazendas, foi assim que ocuparam essa região. Desse modo, a família Paniago de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, vem de um ancestral comum, que foi o espanhol Antonio Joaquim Paniagua. Não podemos confundir este último, com o seu filho mais velho Antônio Joaquim Paniago (*1845)  que casou-se com Maria Cândida de Jesus e foi um dos primeiros familiares a ir para Mato Grosso. Tempo depois, voltou para Uberlândia devido a desentendimentos com seu genro, faleceu na Fazenda Veadinho em Uberlândia (naquela época, São Pedro de Uberabinha) em 07 de dezembro de 1903.


Texto e pesquisa: Daniel Alves Rezende
Fonte: Documentos do Acervo Onofre Rezende

  
 Daniel Rezende - © 2011 - Todos os direitos reservados

56 comentários:

  1. Daniel, muito boa sua iniciativa.
    Sou um Paniago que reside em Campo Grande, MS.
    Sempre fui curioso sobre a origem do meu sobrenome. Se perguntava aos meus parentes mais próximos, muitos diziam ser de origem italiana. Quando a internet começou a se difundir, aí comecei a tomar conhecimento justamente de que era origem espanhola.
    Acho muito importante sabermos essa origem.
    Obrigado pelo post.

    Álvaro Paniago Gonçalves
    Campo Grande-MS
    grande.msi@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvaro cerca de 1975, estavamos em casa, qdo nos ligou um Paniago desconhecido querendo nos conhecer. Era do Mato Grosso então, salvo engano de Jaciara sr Jacinto Paniago. Quando meu pai o viu quase deu um infarto. Ele era a cara do meu avô Paniago ja morto na epoca. Ai vimos que realmente temos s mesma arvore genealogica. Hoje moro em goiania. Abraço RICARDO BORGENS PANIAGO(GUA)

      Excluir
    2. Eu sou paniagua sou mais um de nós 😂😂

      Excluir
    3. Muito bom saber tudo isso, me chamo wandre Paniago Delaterra

      Excluir
    4. Meu nome é gabryell Henrique Pereira paniagua

      Excluir
    5. Sou de Iguatemi MS, nossas pesquisas apontam como o primeiro homem a colocar uma estaca na cidade de Iguatemi foi Filipe Paniagua, nascido nos idos de 1880 vindo de Assunção PY... Meu avô Assunção Paniagua nasceu em Assunção e foi para "Sacarão Gua" primeiro nome da cidade de Iguatemi (Sem contar a história do Forte Nossa Senhora dos Prazeres em 1776 - Nas margens do Rio Iguatemi), mas o fato que a atual Iguatemi MS nasceu com Felipe Paniagua as margens do corrego Sacarão Gua (Em Guarany = osso de boi). Mas sua pesquisa é muito interessante.

      Excluir
    6. Boa tarde,minha mãe é da família dos PANIAGO nome dela Juvercina Antônia Paniago filha de João Martins Paniago...

      Excluir
    7. Meu avô também se chama asssunçaõ paniagua. Meu pai era de foz do Iguaçu se chamava almerio Martins paniagua filho de Assunção paniagua. Todos nos moravamos em Iguatemi mato grosso do sul

      Excluir
  2. Adorei. Sou Paniago de Mineiros Goiás. Muito feliz de saber a história da minha família.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz uma arvore da Familia Paniago e Consegui catalogar 247 Paniago, os descendentes do tronco do Sr. Geronimo com Sra. Francelina e Sr. Epaminondas(1898) com Sra. Emilia. Se alguem tiver alguma informação sobre este período eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EPaniago esse Geronimo que você falou era o Jerônimo Alcântara Paniago? Se for acho que já vi algum documento relacionado a ele em Uberlândia.

      Excluir
    2. EPaniago, qual o seu contato? Epaminondas e Francelina são meus bisavós!

      Excluir
    3. EPaniago, qual o seu contato? Epaminondas e Francelina são meus bisavós!

      Excluir
    4. Olá.. sou um deles tbm..porém como foi dito na entrada dos portos minha familia veio como PAN Y AGUA. A qual eu temho muito orgulho. ABRAÇOS

      Excluir
    5. Essa arvore,tem disponibilizada em algum local?

      Excluir
    6. Meu avô chama Jerônimo Rodrigues Paniago, casado com Florinda Rodrigues Paniago

      Excluir
  4. Eu e meus três filhos também temos o sobrenome PANIAGUA. Tenho um blog (paniaguabio.blogspot.com.br). Sou de Patrocinio MG, próximo a Uberlândia, cheguei a estudar em Uberlândia e tenho um filho (professor e pesquisador , assim como eu) que mora em Uberlândia/MG.
    Eu sou José Antonio Paniagua, graaduado em Ciências e com Habilitação em Biologia. Mestre em Ciências Genômicas e Biotecnologia.

    ResponderExcluir
  5. Sou uma Paniago de Juscimeira-MT, mas que reside em Ilhéus-Bahia. Sempre pesquisei sobre a origem do sobrenome. Meu avô é Moacir Pereira Paniago. Beijos, parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana que legal, sou uma Paniago de Cuiabá-MT, neta de Lauro Pareira Paniago. Nossos avós eram irmãos e eu conheci seu avô quando eu era criança! Muito legal essa pesquisa nos mostra que de fato somos muitos Paniago espalhados pelo Brasil.

      Excluir
    2. Boa noite procuro uma família com este nomes paniago. Mulher chama guaraci paniago

      Excluir
    3. Que bacana Laura, conheci seu avô quando eu era criança também. Ele era muito parecido com o vô Moacir. Abraços

      Excluir
  6. meu nome é andre paniago sou de campo grande ms,amigo vc precisa sentar e conversar com meu pai sobre os paniagos que se estabeleceram as margens do rio verde no municipio de ribas do rio pardo,ali tem historia pra contar.abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,minha mãe é da família PANIAGO nascida em Ribas Do Rio Pardo MS

      Excluir
    2. Oi meu nome é André Paniago,filho de Alberto Paniago ,moramos em campo grande mas somos todos de Ribas do pardo.

      Excluir
  7. Sou Felipe Paniago, origem do nome da minha avó Lourdes de Mineiros/GO. Hoje moro em Ribeirão Preto/SP. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Felipe, minha esposa é paniago, origem de jandaia-go estamos vivendo hoje em sertãozinho e pretendemos correr atras da dupla cidadania espanhola.

      Excluir
  8. Oi Sou Hélen, meu bisavô e minha avó materna assinavam Panyagua. Ele veio da Espanha e disse que era filho de alemã com espanhóis. Entrou pelo porto de Rio Grande-RS.

    ResponderExcluir
  9. Excelente iniciativa meu caro. Eu sou bisneto do coronel Abel Paniago de Mineiros (GO). Mas só ampliando um pouco suas descrições, a flor-de-lis encontrada em nosso brasão, em geral, era utilizada na Idade Média para distinguir famílias que lutaram durante as cruzadas. E já o javali e a árvore de carvalho - possuem origem na mitologia celta, que era o povo que vivia na península Ibérica, e muitos outros rincões da Europa antes da chegada dos romanos. O carvalho para eles, significava a árvore da sabedoria - e exatamente por isso que eram apreciadores da carne do javali. Porque esse sempre se alimentava das sementes do carvalho. Logo "comia da árvore da sabedoria".

    ResponderExcluir
  10. Olá sou cattiussa Paniago filha de Emilia Paniago. Neta de Manoel candido paniago. É bisneta de Emilia Paniago casada com Epaminondas Candido
    Somos da região de mato grosso do sul. Costa rica, paraíso e Chapadão do sul.

    Estamos preparando a festa dos Paniago no município do paraíso e estamos procurando as raízes pra contar a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,minha mãe tem parentesco na cidade Paraíso,costa rica ,chapada do Sul,o nome dela é juvercina Antônia Paniago filha de João Martins PANIAGO🥰

      Excluir
    2. Olá! Me chamo Julimar Rodrigues Paniago @julimarpaniago
      Meu pai chama João Martins Paniago

      Excluir
  11. Olá sou Keila Paniago,neta de João Bento Paniago, moro em Goiás Goiânia,e muito importante saber da origem do nosso sobrenome, tenha curiosidade, e fico muito feliz de conhecer a minha origem.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de saber mais um pouco da nossa história, meu nome é Anderson Paniago, filho de Jerônimo Paniago, neto de João Bento Paniago, somos de Goiânia, atualmente estou morando na Inglaterra e gostaria de saber mais a respeito de nossa origem na Europa até pra facilitar a respeito de legalização e naturalização se alguém puder ajudar a respeito...

    ResponderExcluir
  13. Interessante...minha família, entrou com o sobrenome certinho..PAN Y AGUA. Meu avô era MARCOS PAN Y AGUA e ficou localizado no interior de São Paulo. Depois veio para a capital qdo os nove filhos já estavam adultos..alguém se identifica???

    ResponderExcluir
  14. Muito boa iniciativa, parabéns, sempre tive a curiosidade de saber a fundo nossas raizes Paniago. Sou filho de João Martins Paniago, neto de Bertolino Martins Paniago.
    Hoje resido em Rio Verde-GO
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá sou Francisca Paniagua ,adorei saber as origens do nosso sobrenome.

    ResponderExcluir
  16. Ola sou patrick barbosa paniago moro em curitiba muito legal essa historia sempre tive curitosidade sobro meu sobrenome.

    ResponderExcluir
  17. Ola sou Fabia Paniago moro na cidade de Alto Araguaia -MT, e adorei saber mais sobre meu sobrenome

    ResponderExcluir
  18. Somos de Iturama MG triângulo mineiro e somos Paniago tambem

    ResponderExcluir
  19. Muito legal essa pesquisa
    -Karollyne Kedman Luna Paniago

    ResponderExcluir
  20. Sou descendente de Manoel Peres Paniagua, moro em Osasco SP. Aqui em Osasco tem uma rua chamada Antônio Peres Paniagua, minha mãe disse que era o tio avô dela.
    Gostaria de saber se tem alguém aqui em Osasco com sobrenome Peniagua?

    ResponderExcluir
  21. Nossa achei baste legal pq minha avó me disse q éramos descendentes de italiano mais fico feliz em saber a origem q sou

    ResponderExcluir
  22. Casei com meu marido e herdei o Paniago e hoje sou feliz e temos duas filhas Paniago

    ResponderExcluir
  23. Sou Silvanio paniago filho de José paniago nascido em 1933Sou de Palminópolis Goiás. Somos família.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou Sebastião Alcântara Paniago filho de Albino Alcântara Paniago neto Adelino de Alcântara Paniago e bisneto de João Bento Paniago

    ResponderExcluir
  25. Sou Paul Davis Paniago, sou filho de Fernando Rodrigues Paniago e neto de Nilson Paniago e Floripes Paniago, Moro em Uberlândia - MG, e sempre tive muita curiosidade sobre nosso sobrenome, sei que é muito conhecido na região de Goiás. Obrigado pelos esclarecimentos relatados na pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, estou buscando minha arvore genealógica e vi que o Adelino Alcántara PANIAGO foi testemunha no Casamento do meu bisavô JOSÉ BENTO PANIAGO. Sabe me dizer se São patentes?

      Excluir
  26. Ola família, sou Adelino de Alcantara Paniago Neto, filho de Francisco de Alcantara Paniago e neto de Adelino de Alcanara Paniago, vindos de Corumbaiba go., hoje moramos em Palmas tocantins, graças a Deus a família Paniago é mto querida no Brasil. Parabéns pela pesquisa

    ResponderExcluir
  27. Preciso saber a nacionalidade do meu bisavô JOSÉ BENTO PANIAGO, ou do seu pai VIRGILIO BENTO PANIAGO.

    ResponderExcluir
  28. Sou de Goiânia e sou Paniago, sobre nome do meu avô de rio verde Antônio Alves Paniago

    ResponderExcluir
  29. Boa noite,
    Sou Marcondes Paniago, (1961)filho de Gerson de Alcântara Paniago (1930) meu era Adelino de Alcântara Paniago moro em Avelinopolis-goiás.
    Somos uma Familia de onze IRMÃOS
    Parabéns grandiosa

    ResponderExcluir
  30. Meu nome é André Paniago ,meu pai nasceu e cresceu as margens do rio verde no município de Ribas do Rio pardo MS,meu bisavô era sobrinho de bento Paniago. A família Paniago é bem grande no Estado e misturada com os Nogueiras Martins e Rezende.

    ResponderExcluir