segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Criação do Arraial onde tudo era sertão

O nome primitivo da região do Triângulo Mineiro foi Sertão da Farinha Podre. Em 1846 foi criado o Arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra de São Pedro. Em 21 de maio de 1852, foi criado o distrito de paz com a denominação de São Pedro do Uberabinha, subordinado ao município de Uberaba pela Lei Provincial nº 602 e elevado à Freguesia em 11 de junho de 1857 pela Lei 831. A criação do município de São Pedro de Uberabinha ocorreu em Ouro Preto, antiga capital da província mineira, perante aprovação na Assembleia Legislativa Provincial através da Lei nº 4.643 de 31 de agosto de 1888.
             
Praça Dr. Duarte - Década de 1920
A Vila de São Pedro de Uberabinha foi elevada a categoria de cidade pela Lei nº 23 de 24 de maio de 1892, instalando-se a primeira Câmara Municipal. Em 1929, através de um plebiscito, Uberabinha passou a se chamar Uberlândia, nome este sugerido pelo guarda-livro (contador) João de Deus Faria. Uberlândia vem da junção de duas palavras: UBER (do latim Uberis, significa fértil) e LAND (do germânico Land, significa terra). Portanto, Uberlândia quer dizer terra fértil. Essa alteração foi validada pela Lei nº 1128 de 19 de outubro de 1929.


   PRIMEIRAS RUAS E DEMONINAÇÕES


Após a inauguração da capela,o capão de mato existente em torno da mesma foi roçado, abrindo-se no local sete ruas e duas praças com as seguintes denominações (seguidas do nome atual):

- Largo da Matriz (Praça Cícero Macedo);
- Largo das Cavalhadas (Praça Cel. Carneiro);
- Rua Direita (Marechal Deodoro);
- Rua do Cota (Dom Barreto);
- Rua do Pasto (XV de Novembro);
- Rua São Pedro (Rua Vigário Dantas);
- Rua Boa Vista (Rua Felisberto Carrejo);
- Rua do Rosário (General Osório);
- Rua Sertãozinho (José Ayube);
- Rua das Pitangas (Augusto César).

Esse núcleo primitivo da cidade constitui hoje o Bairro Fundinho, onde as ruas estreitas e algumas construções antigas testemunham os primeiros tempos da velha São Pedro de Uberabinha – hoje Uberlândia.


Por Waltecir José Cardoso

- Todos os direitos reservados -


REFERÊNCIA

CARDOSO, Waltecir José.  Entre Parentes: História e Genealogia. Composer. Uberlândia: 2005.
FOTO

Arquivo Público de Uberlândia - Seção de Fotografias

Um comentário:

  1. Daniel, pode dizer como voce acessou o livro acima, escrito por Waltecir J. Cardoso sobre a pesquisa feita da genealogia da familia, e outras curiosidades de Uberlandia, em MG, se voce está em Goiás?
    meu email - donatomiranda.neto@gmail.com

    ResponderExcluir