terça-feira, 17 de novembro de 2009

Buscando as Origens



Sempre tive curiosidade pela história de minha família e fui chegado a minha avó e madrinha Benedita de Fátima Rezende. Cresci ouvindo histórias de nossa família, o que me deixava cada vez mais aguçado. Que havia nascido em Uberlândia - MG, chegou ainda pequena em Anápolis-GO.
Eu e vovó íamos sempre visitar sua mãe, Maria Ferreira de Rezende. Era apaixonado por minha bisavó, uma senhora com mais de 80 anos, por sinal muito agradável, alegre e de fala mansa. Era o bisneto mais assíduo em sua casa, tanto que já abatida pela idade e pelas doenças, não conversava mais e estava meio esquecida, lembrava-se de quase ninguém. De todas as vezes que a visitei, nunca voltei para casa ser ouvir ao menos uma palavra sua ou a bênção. Dizia: "Deus te abênçoe e te dê Boa Sorte!"
Com a viuvez de vovó Benedita, fui morar em sua casa. Era muita zelosa com seus pertences, ninguém ousava mexer pois, despertaria sua raiva. Mesmo assim, de vez em quando mexia em seus guardados. Certa vez Vovó passou mal e foi hospitalizada, o motivo: hipertensão. Aproveitei e mexi em um velho guarda-roupa que ficava no quartinho dos fundos. E abrindo a gaveta, deparei-me com muitos papéis e cadernos. Fui revirando aquilo, alguns eram dos tempos de escola de minha avó. Outros constatei que pertenceram a meu bisavô Joaquim Rodrigues de Rezende, que usava-os como cardeneta, neles havia contidos suas despesas, gastos, compras, vendas de sua produção agrícola, etc...
Havia ainda alguns cadernos de assentos do Engenho e alambique de meu trisavô Onofre Rodrigues de Rezende, que situava-se na Fazenda Sobradinho em Anápolis-GO. Passando as páginas dos cadernos foram aparecendo muitos documentos, notas fiscais e o que eu não esperava, encontrei um papel dobradinho, fui desdobrando lentamente até que abri por completo. Era uma carta de 1943, escrita por minha trisavó Vergilina Maria de Rezende, endereçada ao seu filho e meu bisavô. Nossa que alegria, fiquei admirado, afinal de contas encontrei uma carta da avó de minha avó.
Daí em diante, só fui encontrando mais documentos antigos, e a carta? Nossa! Foi uma repercussão em família, nem minha avó sabia da existência dessa carta em seus pertences. Ela havia trazido os cadernos e cardenetas de meu bisavô, após o seu falecimento, os guardou e nunca mexeu.
E com isso a paixão em descobrir a história de nossa família, só aumentou. Começei a pesquisar junto aos parentes mais antigos, soube através do meu tio-bisavô Manoel Rodrigues de Rezende que a família mudara para Anápolis-GO em março de 1941. Recebi efetiva ajuda nas pesquisas no Cemitério São Miguel em Anápolis, do primo Pedro Rodrigues de Rezende (*1951 +2009), ele conseguiu encontrar o documento de sepultamento de nossos trisavós. Também fui ao cartório para retirar outros documentos. Após isso , não havia mais o que pesquisar em Anápolis, seria necessário ir a Uberlândia-MG. Planejei por diversas vezes com minha avó nossa viagem, o que nunca deu certo. Mas graças ao primo , padre Armando Ferreira Gomes, o sonho de ir a Uberlândia foi concretizado. Ele residente em Goiânia, iria visitar sua mãe, Maria Rizza e eu fui junto, foi uma maravilha. A pesquisa evoluiu e do começo até hoje , passaram-se 4 anos. E falta muita coisa ... Estou no caminho para preencher os galhos da grande árvore que é nossa família...

"Laudemos viros gloriosos et parentes nostros in generatione sua."

Um comentário:

  1. Prezado Daniel Rezende,

    Parabéns pelo seu blog com ênfase em genealogia e história!!

    Tenho interesse nas origens do sobrenome BESSA em Goiás. Será que você poderia dar-me alguma pista para pesquisar?

    Cordialmente,

    José Nelson Bessa Maia
    Brasília-DF
    e-mail: nbessamaia@gmail.com

    ResponderExcluir