quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Velho Retrato

Na casa de minha bisavó Maria Ferreira de Rezende, sempre houve um retrato antigo pendurado na parede da sala. Era uma fotografia da família dela, tirada na década de 1930 em Uberlândia-MG. Na foto aparecia os seus pais ao centro e parte dos irmãos ao redor. Sempre fui encantado por essa fotografia, achava-a encantadora. Mostrava a elegância do povo. Naqueles tempos, paletó e gravata eram de praxe aos homens e as mulheres os longos vestidos, principalmente aos domingos para irem à Missa. As mais avançadas usavam um vestido quase sem manga, contudo, colocavam um xale ou bolero sobre as costas.
Infelizmente os bons costumes e a moral perderam valor. A mídia expõe a sexualidade de forma vulgar. A mulher foi desvalorizada, passou a ser vista como mero objeto sexual. Como diz a letra de certa música: "Beijo na boca é coisa do passado. A moda agora é, é namorar pelado". Há mulheres que se vestem de forma semi-nuas.
Vou fazer uma análise histórica do retrato, para vocês verem como as coisas vão mudando ao longo dos anos. Minha trisavó Thereza Maria de Jesus, nascida em Uberlândia em 1887, aparece na fotografia usando vestido longo. As mangas iam até os punhos e a barra até os tornozelos. Já sua filha Maria Ferreira de Rezende, nascida na mesma cidade em 1917, aparece com vestido com manga até os cotovelos, a barra até os joelhos e sobre as costas um bolero. Agora sua filha caçula Orlandina Ferreira Gomes nascida em 1932, admirem! O vestido com manga bem mais curta e barra acima dos joelhos. Como as coisas vão mudando, os valores antigos são trocados por novos. Hoje andam seminuas e amanhã? Como andarão? Deixa isso pra lá, né? Isso é coisa do passado! Ou de velhos ignorantes, será?

3 comentários:

  1. Precisamos conservar os valores de sempre. Parabéns pela postagem. Hoje em dia tanto o homem quanto a mulher se desvalorizaram muito e com isso ficaram parecendo meros "objetos" copiadores das modas da televisão... Infelismente. A falta da moral cristã transforma as cidades em outras "Sodomas e Gomorras".
    Parabens pelas mensagens.

    ResponderExcluir
  2. Caro Daniel,minha bisavó chamava-se Gabriela Maria(na) Rezende,tal como meu pai,era natural de Rezende Costa.Era descendente de Helena Maria de Jesus Correia(das Três Ilhoas).Penso que todo "genealógista" como você,deve por natureza possuir,o "Índice Genealógico Brasileiro-Volume 5"(1945),de Salvador de Moya,pois é um livro precioso para pesquisadores da família Rezende,como é seu caso.O livro contém o indice da Família Rezende.Consulte a Estante Virtual-lá tem coisas interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Esse é meu trisavô Modesto Ferreira de Rezende, era filho de Dâmaso Ferreira da Fonseca e Mariana Luciana de Rezende. Nasceu em Uberlândia em 1883 e faleceu na mesma cidade em 1953.

    ResponderExcluir