segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Famílias Pereira, Rezende, Carrijo e Paniago - algumas descobertas familiares



Desde o ano de 2008, venho pesquisando continuamente sobre as famílias Paniago, Rezende, Pereira e Carrijo, ambas oriundas do Triângulo Mineiro e interligadas entre si, por conta de inúmeros casamentos numa relação de quase 200 anos. Já na infância ouvia de minha avó materna, Benedita de Fátima Rezende (1943-2012) e outros familiares, 'estórias' e mais histórias sobre a família. Sobretudo, dos que moravam em Uberlândia e dos outros que vieram para Goiás.

Também ouvia muitas histórias que pareciam lendárias, fascinantes e as vezes tristes, como índias pegas a laço em Araxá e feitas de esposas; escravos que não foram embora das fazendas quando houve a abolição da escravatura pela Regente Princesa Isabel em 1888.  De estrangeiros que haviam se mudado para os grotões do Brasil, isto é, para o Sertão da Farinha Podre, até então um mero local de passagem entre as Províncias de São Paulo e Goiás, caminho esse remanescente da antiga estrada chamada “Picada de Goyaz” ou “Picada do Anhanguera”, pois, tinha sido aberta por Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera em busca das minas de ouro dos índios Goyazes (guaiases).

O Triângulo Mineiro do século XIX não era muito diferente do século anterior, pois, quando o sertanista e pioneiro João Pereira da Rocha[1] chegou à região compreendida entre os rios Araguari (das Velhas) e Uberabinha em 1818, esse território era formado por poucas fazendas e ainda com muitas terras devolutas. As povoações existentes no Triângulo talvez não fossem mais do que Uberaba, até então um pequeno arraial com pouco mais de uma dúzia de casas e uma pequena igreja dedicada a Santo Antônio; Desemboque, um antigo julgado da Capitania de Goiás; Araxá, também se constituía nessa época como um julgado; Aldeia de Sant’Ana do Rio das Velhas, hoje Indianópolis, fundada por padres jesuítas em meados do século XVIII; Patrocínio, também um arraial ínfimo e por fim muitos índios das nações Caiapó e Bororô. Cidades como Sacramento, Araguari, Ituiutaba, Estrela do Sul, Prata, vieram a surgir alguns lustros depois.

Quando os Pereira chegaram ao atual território de Uberlândia, pouquíssimas famílias estavam radicadas na região e entre elas havia uma predominância de mineiros que procuravam novas terras para ocupar. Após uma década de estabelecimento dos Pereira, que ocasionou na fundação da Fazenda São Francisco de Assis, chegaram de Campo Belo os irmãos Carrejo, Luiz, Francisco, Felisberto e Antônio Alves Carrejo (Carrijo) com seus respectivos familiares. Na verdade, a historiografia uberlandense não trabalha de forma mais profunda sobre essa chegada, e dá a ela, motivações não muito esclarecidas, as quais entraremos em detalhes no livro que estamos produzindo.

Através de documentos históricos e inéditos encontrados em nossa pesquisa, descobrimos que os Pereira/Rezende e os Carrijo são aparentados e procedem de um ancestral comum. Assim, o pai dos irmãos Carrejo, José Alves Carrejo nascido na atual cidade de Itabirito em 1752 era irmão de Quitéria Maria da Conceição, casada com Caetano de Souza Rezende, sendo estes pais de Genoveva Alves de Rezende, esposa de Pereira da Rocha. Desse modo, os irmãos Luiz, Francisco, Felisberto e Antônio Alves Carrejo eram primos de primeiro grau de Genoveva e de seus irmãos José e Caetano Alves de Rezende[2]. Os filhos de João e Genoveva foram batizados com os sobrenomes Alves e Pereira, o primeiro por conta da mãe e o segundo pelo pai. Como vimos, o sobrenome Alves encontrado nos filhos de João Pereira da Rocha provinha da família Alves Carrejo, que originalmente em Portugal era Álvares Carrejo, sendo o Alves uma forma de abreviar aquele sobrenome. Também a segunda esposa de Pereira da Rocha, dona Francisca Alves Rabello era aparentada dos irmãos Carrejo.

A historiografia uberlandense afirma que um filho de Pereira da Rocha necessitava de serviços de ferreiro na Fazenda São Francisco, e que sabendo da existência de bons profissionais desse ramo em Campo Belo, partiu para lá para buscá-los. Isso pode até ser verdadeiro no sentido de que realmente precisava-se de um ferreiro, agora o equívoco está em pensar que os Pereira e os Carrijo se conheceram aí, ledo engano conforme pudemos atestar em nossa pesquisa. Eles se conheciam há muito tempo e mais do que isso, eles eram parentes e provavelmente as notícias corriam entre Campo Belo e o Sertão da Farinha Podre.

O primeiro irmão Carrijo a se transferir para o Triângulo foi o Luiz, que adquiriu terras de Pereira da Rocha e outros, depois vieram os demais. Luiz ficou com a parte maior de terras, porém para equilibrar as partes redividiu sua propriedade, vendendo-as aos outros irmãos, assim essas quatro glebas ficaram conhecidas: Fazenda Lage, de Francisco Alves Carrejo; Fazenda Olhos d’Água, de Luiz Alves Carrijo; Fazenda Marimbondo, de Antônio Alves Carrejo e por último a Fazenda da Tenda, de Felisberto Alves Carrejo. Entre os irmãos Carrejo, o que mais se destacou foi Felisberto Alves Carrejo[3] (1795-1872), que montou em sua fazenda uma tenda de ferreiro, nome pela qual ficou conhecida, ali também criou uma pequena escola e passou a lecionar para as crianças da região. Depois, com a ajuda de seu primo segundo, o capitão Francisco Alves Pereira (1806-1876) e do povo da região, conseguiu edificar em 1846 uma pequena capela em devoção a Nossa Senhora do Carmo em terras que pertenciam à dona Francisca Alves Rabello, viúva de João Pereira da Rocha. 

Felisberto Alves Carrejo


O local escolhido para essa construção foi entre os córregos São Pedro e das Galinhas (hoje, Cajubá), que desaguam no Rio Uberabinha. Em torno dessa ermida foi surgindo então às primeiras casas, dando formação a um pequeno arraial. Pela Lei Provincial n.° 602, de 21 de maio de 1852 o povoado passou a Distrito de Paz com a denominação de São Pedro de Uberabinha pertencente ao Município de Uberaba e tendo como primeiro Juiz de Paz o próprio Felisberto Carrejo. Ainda sobre a pequena igreja, a primeira celebração foi realizada pelo padre José Martins Carrejo, que era vigário colado da Paróquia de Sant’Ana do Rio das Velhas, hoje Indianópolis. 

Primeira Capela de Uberlândia, dedicada a Nossa Senhora do Carmo


Padre Carrejo era o segundo filho de Felisberto e aos 15 anos entrou para o Seminário de Santa Cruz da então Diocese de Goiás, na antiga Vila Boa. Uma vez que, mesmo sendo transferido para Minas Gerais em 1816 (em matéria político-administrativa), o Triângulo Mineiro em matéria eclesiástica pertenceu ao Bispado de Goiás até o ano de 1907, quando então foi criada a Diocese de Uberaba, tendo como primeiro bispo Dom Eduardo Duarte da Silva. Entretanto, padre Carrejo sempre exerceu seu ministério no Triângulo, por conta da proximidade com a família em Uberabinha. Sendo assim, foi o primeiro pároco após a restauração da Paróquia de Sant’Ana de Indianópolis em 1870 e também pároco de Sacramento, São Francisco de Salles, Nova Ponte, Santa Maria, hoje Miraporanga, vindo a falecer no ano de 1898.

Quanto aos Paniago, os documentos até agora encontrados apontam que ao saírem da Espanha para o Brasil, os Paniago se estabeleceram na região goiana entre Catalão e Ipameri. Por intermédio de nosso amigo e familiar, padre Murah Peixoto Vaz (descendente dos Peixoto Carrijo) encontrou-se em Ipameri, antiga freguesia do Divino Espírito Santo do Vaivém um registro matrimonial importante, o qual transcrevemos:


 “Aos 18 de Fevereiro de 1851, nesta Matriz do Divino Spirito Santo do Vay   vem, pelas dez horas d’amanhã, receberão se Matrimonio os Nubentes Bento Jose Paniago e Claudina Maria Dutra, perante mim, e duas testemunhas os Coroneis Roque Alves de Azevedo e Francisco Ferreira dos Santos, e eu lhes dei as Benções Nupciaes. E para constar faço esse assento que assigno. O Vigrº. Joaquim Ignacio Rodrigues”.


Acreditamos que, possivelmente o Bento José Paniago supracitado, era irmão de Antônio Joaquim Paniago, morador no Triângulo e que se casou com Anna Maria de Rezende, sobrinha-neta de Genoveva Alves de Rezende e de seu marido João Pereira da Rocha. Pois, Antônio e Anna Maria deram em 1854 ao seu nono filho, o nome de Bento José Paniago e isso só poderia ser em homenagem ao irmão de Ipameri. Mais tarde, por volta de 1880, o Bento Sobrinho mudou-se de Uberabinha para o Mato Grosso e depois para Goiás, sendo um grande fazendeiro no município de Jataí, onde faleceu em 1915, deixando uma distinta e numerosa descendência no Sudoeste Goiano e no Mato Grosso. 

Bento José Paniago Sobrinho (1854-1915), sua segunda esposa Amélia Basília de Jesus e a filha Etelvina


Ainda em 1875, na antiga Matriz de Nossa Senhora do Carmo de São Pedro de Uberabinha, Bento (Sobrinho ou de Jataí) havia se casado com sua parenta, Maria Rita de Cássia, filha de José Thomaz Peres e Rita de Cássia Alves Pereira. Esta última era a filha caçula de João Pereira da Rocha e de Genoveva Alves de Rezende e casou-se em primeiras núpcias com seu parente Manoel Gomes Pereira, deixando da primeira união um único filho, João Gomes Pereira.

Enfim, não posso contar mais, porém garanto que essas e outras histórias estarão contidas no livro que estou escrevendo sobre a origem de Uberlândia, que terá um caráter histórico-genealógico, revelando a saga das famílias pioneiras que desbravaram o atual território uberlandense há dois séculos.



Daniel Alves Rezende

- Historiador -


Daniel Rezende - © 2015 - Todos os direitos reservados


[1] Faleceu em 1845 e foi sepultado na Aldeia de Sant’Ana dos Rio das Velhas, hoje Indianópolis. O autor deste texto é hexaneto (sexto neto) de João Pereira da Rocha e de sua primeira esposa Genoveva Alves de Rezende, perfazendo a seguinte linha de sucessão: João Pereira da Rocha (+1845) < Rita de Cássia Alves Pereira (1826-1861) < João Gomes Pereira (*1850) < Thereza Maria de Jesus (1887-1941) < Maria Ferreira de Rezende (1917-2008) < Benedita de Fátima Rezende (1943-2012) < Maria Amélia Teixeira de Araújo (*1967) < Daniel Alves Rezende (*1990).
[2] Estes irmãos foram os fundadores da sesmaria que originou a Fazenda Monjolinho em Uberlândia.
[3] O autor também é hexaneto (sexto neto) de Felisberto Alves Carrejo e sua esposa Luiza Maria de Jesus (Martins), perfazendo a seguinte linhagem sucessória: Felisberto Alves Carrejo (1795-1872) < Francisco Martins Carrejo (*1824) < Elias Rodrigues Martins (*1859) < Onofre Rodrigues de Rezende (1884-1966) < Joaquim Rodrigues de Rezende (1911-1976) < Benedita de Fátima Rezende (1943-2012) < Maria Amélia Teixeira de Araújo (*1967) <  Daniel Alves Rezende (*1990). E ainda hexaneto de Antônio Alves Carrejo e Maria Eufrazia de Jesus, que eram pais de Delfina Alves Rodrigues casada com seu primo primeiro, Francisco Martins Carrejo. Vê-se, portanto, que o autor descende dos mais antigos e tradicionais troncos familiares de Uberlândia, que são os Carrijo, os Rodrigues Rabello, os Pereira, os Rezende, os Paniago e os Ferreira da Fonseca. 

51 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa tarde, meu nome é Joyce M. Rezende. Estou tentando descobrir a árvore genealógica da minha família, mas a única informação que tenho são os nomes dos pais da minha bisavó e do meu bisavô, e que tudo indica que são de origem portuguesa e que até onde sei, vieram de Ipameri . Meu e-mail é: joycemrezende4@gmail.com

      Excluir
  2. Ola Daniel!
    Meu nome é Fabiana Carrijo,venho pesquisando sobre os Carrijo e os dados não "batem",queria mais detalhes.
    Vieram da Espanha?
    Se puder me fornecer mais dados,seria maravilhoso.
    Email:fabycarrijo4@hotmail.com
    Facebook:https://www.facebook.com/AabiAnna
    Muito Obrigada!
    Bom dia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou perguntando eu sou bisneto de Eloi Carrijo da Cunha, sou nascido em Ibiraci-MG e moro em Brasília, segundo informações o bisavô veio de Campo Belo-MG.

      Excluir
  3. Desculpe os erros de ortografia escrevi pelo celular

    ResponderExcluir
  4. Somos parentes pq Felisberto Alves Carrejo e bizavo de milha vo jordeliana Martins Carrijo ,meu mone e Daniel Martins de Rezende.danielterceiro@hotmail .com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou respondendo. Estou informando: sou bisneto de Eloi Carrijo da Cunha, que segundo informaçõe, meu bisavô veio de Campo Belo-MG. Eu me chamo: antonio.carrijo@hotmail.com. Sou nascido em Ibiraci-MG e moro em Brasília-DF.

      Excluir
  5. Daniel quero muito ler esse livro sobre as famílias, se já foi lançado quero saber. Sou Carrijo Fernandes. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. OLA PESSOAL, ESTOU CURIOSO POIS SOU DA FAMILIA MARTINS, CITADA NOS RELATOS ACIMA, PARENTES MAIS VELHOS DETÊM DAS ESCRITURAS DAS TERRAS QUE PERTENCERAM A FELISBERTO MEU AVO
    SOU PENTANETO DELE POSSO LHES AJUDAR EM ALGO?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Daniel!
    Me chamo Leandro e minha família é Carrijo de Araguari-MG, como faço para mais detalhes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem sou carrijo de araguari
      Meu bisavó laurindo Carrijo da cunha

      Excluir
    2. Minha familia também é de Araguari. Meu Bizavô se chamava Lafaete Carrijo.

      Excluir
    3. Pessoal sou o Jacques,hoje descobri que minha avó era de Araguari e também tinha o sobrenome Carrijo,alguém sabe me informar algo dessa decendenciad

      Excluir
    4. Minha família é de Ibiraci-MG. Sou bisneto de Eloi Carrijo da Cunha, que segundo informações, ele veio de Campo Belo-MG. Eu sou Antonio.carrijo@hotmail.com

      Excluir
  8. Eu sou descendente do finado Coronel Abel Paniago da cidade de Mineiros (GO). E que ótimo ver que alguém da cidade interessa-se por investigar mais a fundo a história da minha família. Graças à minha avó (residente em Mineiros até hoje) - tenho toda a minha árvore genealógica mapeada (desde o primeiro da nossa linhagem até os seus atuais descendentes). E o primeiro da nossa genealogia, chamava-se Joaquim Paniágua - e ele veio ao Brasil em 1814.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muito interesse em ver essa árvore. Como posso te encontrar? Ou vc me mandaria por email?

      Excluir
  9. Desejo ler seu livro. Já lançou?
    Quanto aos Peteira e Rezende de Santa Maria (Miraporanga)e Nova Ponte? Minhas raizes sao de lá. Desejo muito saber. Obrigada oor sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Estive no local onde existiu uma serraria tocada a agua
    Tenho fotos das ruinas fica próximo as mansões aeroporto
    As terras pertencem Valter Alves do nascimento

    ResponderExcluir
  12. Olá Daniel, tb estou interessada em sa ber mais da origem dos Carrijo. Sou do Rio de Janeiro.Mas meu avó paterno veio de Minas .O nome dele : José Martins Carrijo.

    ResponderExcluir
  13. Os pais dele são: Azarias Leite Carrijo e Mariana Martins da Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azarias Leite Carrijo já descende de Joaquim Alves CARRIJO, tbm descendo de Joaquim

      Excluir
    2. Se quiser falar comigo me manda email
      leite.marli30@gmail.com

      Excluir
  14. Mariana Martins Carrijo. O sobrenome de solteira dela que era da Costa.

    ResponderExcluir
  15. Ola,
    estou levantando origens da familia carrijo.
    Tudo que se sabe ate agora que essa família se expandiu nem minas especificamente em Uberlandia em meados de 1822.
    Meu nome: Gilson Carrijo Norte
    Avô materno: Ernesto Carrijo da Cunha
    Avó materno: Juvelina de Alemar Carrijo

    ResponderExcluir
  16. também quero adquiri o livro da genealogia dos carrijos
    -meu avós Lartine Vieira Carrijo e Ana Rodrigues Oliveira
    -bisavós José Vieira Carrijo e Benvinda Joaquina de Jesus
    -trisavós João Carrijo Peixoto da Cunha e Maria Joana Vieira
    -trisavós Joaquim Carrijo e Ana Joaquina de Jesus

    ResponderExcluir
  17. Quero saber se o livro ja foi lançado. Pois sou descendente da cidade de Indianopolis (mg) tenho sobrenome Pereira do meu tataravô João Pereira Fialho. E sou decendente da familia Alves e Rezende la de Indianopolis tbm. Antiga Aldeia Sant'Ana do Rio das velhas.hoje nossa familia Pereira e uma das pioneiras na cidade onde moro Ouvidor (GO).

    ResponderExcluir
  18. Olá Daniel Rezende.
    Muito bom o seu blog; cheguei até aqui mediante pesquisas no Google sobre Resende/Rezende de Araguari/MG e Mineiros/GO.
    Meus estudos tem como objetivo a família NAVES; todavia, como sabes, as famílias tem entrelaçamentos em diversos ramos da família e em distintas gerações.

    Pergunto se em seus estudos, consta alguma referência sobre:

    - Clarimundo Alves de Resende Cc. Francisca Rosa de Resende (casamento, MG, em local ignorado, por volta de 1930);

    - Maria do Carmo Miranda Rezende Cc. João Fortunato Pereira Naves;e,
    - Maria Teodora de Rezende Cc. José Venâncio Naves.
    (provavelmente estes dois casais, são dois irmãos casados com duas irmãs, com provável origem em Nova Ponte/MG)

    - João Barachello (ou Barachel) de Rezende Cc. Maria Rita Naves de Rezende.
    (casamento em data calculada aos 1905 - com vasta geração em Mineiros/GO).

    Caso tenhas alguma pergunta terei a máxima satisfação em responder.
    Fraterno Abraço.
    Abilon Naves
    Editor do BLOG Família Naves – Projeto Árvore Genealógica
    http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2012/01/blog-familia-naves-ultrapassa-marca-de.html
    Administrador do Grupo “OS NAVES”, no Facebook.
    https://www.facebook.com/groups/osnaves.naves/?bookmark_t=group

    ResponderExcluir
  19. Meu nome Eder da Silva Carrijo ja faz bom tempo que busco a origem deste sobrenome Carrijo sei meu avós vinheram de Minas se tiver alguma arvores dos Carrijo queria ser lembra ou comunicado obrigado

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, preciso saber mais informações, pois pretendo tirar um passaporte europeu e isso iria ajudar demais. Por acaso vc pode me ajudar?, Daniel.

    ResponderExcluir
  21. Sou de Ibiraci/MG, residente em Franca /SP, bisneta de Eloy Carrijo da Cunha (01/12/11854)e Victalina. Tivemos três encontros fantásticos dos Carrijos no Aterradinho, zona rural de Ibiraci. Quero muito mergulhar nas origens nesse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é? Aqui é Fabiana Carrijo moro em Ribeirão mas a família tá aí em Franca e Ibiraçi MG

      Excluir
  22. Daniel, não sei te responder, pois não me lembro deste nome.

    ResponderExcluir
  23. Tenho interesse no livro ,ou saber a arvore dos Carrijo da cunha. Se alguem tiver informação favor me passar.
    diegocarrijoduarte@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a todos
    Excelente a matéria.
    Gostaria muito de saber mais sobre as minhas origens.
    Meu nome
    Gerson Monteiro Rezende sou de Uberlandia tenho 60 anos de idade e a minha família por parte de pai são de Araguari/Cascalho Rico/Uberlandia
    Abraço a todos
    O email correto é
    gmrg.bhe2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Amigos tambem sou carrijo algum de vocês pode me dizer como achar nosso brasão?

    ResponderExcluir
  26. Linda história sou Carrijo por parte de mãe , Martins por parte de avo João Antônio Martins ,minha vó Jordelina Carrijo e sou Rezende por parte de pai

    ResponderExcluir
  27. Bom saber da nossa história, meu Pai era carrijo mas por um erro do cartório foi mudado para Carigo, alguém sabe de alguma coisa?

    ResponderExcluir
  28. Olá, sou Mônica Carrijo,estou muito feliz com tantas descobertas. Meu avô se chamava Domiciliano Alves Carrijo. A única coisa que sei é que ele veio de Minas. Gostaria muito conhecer minha origem.

    ResponderExcluir
  29. Meu e-mail: nutricionistamonicacarrijo@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. sou celuta Maria de Rezende filha Elias Luiz de Rezende gostaria de ler esse livro passam para mim como consigo obter esse livro. obrigada meu e-mail celutamrezende@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Bom dia,
    Meu nome é Raquel e estou tentando montar a minha arvore.
    Minha avó Tereza Antonia de Jesus é filha de Antonia Carrijo de Souza, que por sua vez, é filha de Balbina Carrijo de Souza. Pelo que sei são de Morrinhos/GO.
    Será que meus antepassados possuem parentesco com os Carrijos de Minas?

    ResponderExcluir
  32. Tanbem sou da familha carrijo nossa familha e muinto grande mesmo temos muintos parentes

    ResponderExcluir
  33. Nossa faz tempo que pesquiso minha familia paterna meu avô João Manoel Pereira e florinda Pires Pereira mas e difícil de achar por que somos do Rio Grande do Sul e aqui não achei nada

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, Daniel!

    Temos algumas informações disponibilizadas no Blog Historiografia para Catalão, inclusive com a colaboração do seu primo o Vigrº Murah Rannier Peixoto Vaz, que talvez possam lhe interessar.

    O link da página sobre os seus Rodrigues Peixoto Carrijo é:

    https://historiografiaparacatalao.blogspot.com/2015/11/joaquim-peixoto-carrijo-e-francisca.html

    Attn, Marcial

    ResponderExcluir
  35. Heloisa Rezende Carvalho26 de agosto de 2023 às 21:38

    Parabéns pelo seu trabalho Daniel.
    Tenho muito interesse de adquirir o seu livro.
    Sou neta do José Pereira de Rezende, filho do primeiro casamento do Bento José Paniago Sobrinho.

    ResponderExcluir